Sobre o História Viva

Logo - Instituto História Viva

O Instituto História Viva tem por objetivo, por meio da arte de ouvir e contar histórias, levar o Incentivo a Leitura, a Cultura e a Saúde, para crianças, adultos e idosos em situação de fragilidade em hospitais, abrigos e asilos do Brasil.

Missão: Encantar e inspirar pessoas por meio da arte de ouvir e contar histórias.
Visão: Valorizar o indivíduo e suas histórias e levar a arte de ouvir e contar histórias aos quatro cantos do mundo.
Valores: Amor, solidariedade, ética, transparência e respeito.

O objetivo principal dos projetos desenvolvidos é o de transformar para melhor os ambientes de dor e sofrimento de hospitais, asilos, abrigos e casas lares; valorizar a sabedoria dos idosos; levar as pessoas por meio das histórias: cultura, educação, carinho e alegria; e principalmente incentivar o saudável e imprescindível hábito da leitura.

“Nosso país tem focos de miséria porque o hábito da leitura é medíocre. Precisamos da leitura para expandir a mente e alimentar o imaginário, berçário das futuras criações”, comenta Roseli Bassi.

Fundado em novembro de 2005 e com sede em Curitiba, o Instituto História Viva que tem total autonomia administrativa, orçamentária e de infra-estrutura, também certificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil Organizada), capacita, treina e gerencia voluntários para se tornarem ouvidores e contadores de histórias. Gente que vem ao longo dos anos encantando e levando cultura, alegria, esperança, aconchego e paz a crianças, adolescentes, adultos e idosos em abrigos, hospitais e asilos do Brasil.

Para manter-se ativo o Instituto História Viva conta com recursos financeiros captados por meio do patrocínio de empresas da iniciativa privada e do governo por meio de leis de incentivos fiscais, como a Lei Rouanet.

Serviços corporativos e personalizados como seminários de comunicação criativa, Treinamentos In Company de voluntariado corporativo, palestras de sensibilização e a venda de uma linha de produtos exclusivos do Instituto História Viva também garantem a sustentação financeira da entidade, que desde 2005 forma voluntários ouvidores e contadores de histórias, que atendem uma média de mais de 16 mil pessoas ao ano, em mais de 12 instituições parceiras.

botaoSaiba mais no site: www.historiaviva.org.br